Arquitetura extensível

De Wiki Colaborativa do SISP
Ir para: navegação, pesquisa

Arquitetura Extensível

Essa arquitetura encoraja a criação de um software modular, ou seja, a criação de módulos específicos para cada função diminuindo o acoplamento, aumentando a coesão e definindo bem as responsabilidades de cada módulo.

Uma das grandes vantagens em se criar uma aplicação com arquitetura extensível através de plugins, é o fato de o desenvolvedor criarem novas funcionalidades sem nem mesmo ter acesso ao código fonte do software, apenas é necessário somente a API [1] que é fornecida pelo fabricante do software.

Quando houver a necessidade de alterar o código de um software extensível através de plugins, os testes dos plugins são executados para verificar se as mudanças não afetaram seu funcionamento.

Referências

  1. Acrônimo Application Programming Interface, que são padrões definidos por um software para utilização de seus recursos sem a necessidade de entrar na implementação do código fonte do software. Maiores informações em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_de_programa%C3%A7%C3%A3o_de_aplica%C3%A7%C3%B5es