Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

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O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Para mais informações sobre o SEI acesse a Wiki do SEI ou a página de Perguntas Frequentes

Desenvolvimento Colaborativo[editar]

Processo Eletrônico Nacional[editar]

O PEN é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico.

É um projeto de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), o PEN é resultante da integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal. Assim, o PEN nasceu de forma colaborativa e foi formalizado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2013, celebrado entre o MP, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Governo do Distrito Federal (GDF).

A participação formal no PEN ocorre por meio da assinatura de Termo de Adesão a esse Acordo de Cooperação. Para saber mais, o órgão ou entidade pode enviar um e-mail para processo.eletronico@planejamento.gov.br. A equipe do projeto PEN informará os procedimentos necessários.

Evoluções e Prioridades[editar]

As necessidades de novas funcionalidades no SEI são tratadas junto à Comunidade de Negócio do Processo Eletrônico Nacional. Reuniões periódicas tratam da apresentação de novas demandas identificadas e a priorização da implementação destas demandas. Um exemplo de planilha contendo as demandas e prioridades destas está disponível no ColabSEI

Listas de Discussão[editar]

O SEI utiliza listas de discussão no Portal do Software Público, divididas em Sei-Técnico e de Sei-Negocio.

Estrutura de Governança[editar]

Para melhor definição de papéis dentro da comunidade, o Ministério do Planejamento junto com o Tribunal Regional da 4º Região lançaram uma portaria conjunta, instituindo o modelo de governança, contendo a estrutura e responsabilidades de cada grupo.

A portaria está disponível aqui: Portaria Conjunta nº 3

Padrões de Codificação[editar]

O objetivo da elaboração dos padrões de codificação do SEI é propor algumas convenções a serem seguidas durante a codificação em linguagem PHP na Diretoria de Informática do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Seguindo as convenções de codificação o código terá um estilo uniforme, será fácil de ler e entender, facilitando sua implementação e manutenção. Estas informações estão disponíveis em Manual de Codificação do SEI.

Modelos de Infraestrutura[editar]

A comunidade do SEI arquiva e mantem as organizações de infraestrutura utilizadas nas diferentes instalações. Para acessar estes modelos, acesse Manuais de Infraestrutura

WebServices[editar]

A comunidade mantém uma base de conhecimento sobre os WebServices do SEI. A wiki no Portal do Software Público contém informações sobre:

  • Serviços Disponibilizados para outros Sistemas
  • Serviços Acessados em outros Sistemas
  • Serviços Disponibilizados pelo SIP

Para acessar essas bases, acesse WebServices no SEI