Arquitetura extensível

De Wiki Colaborativa do SISP
Ir para: navegação, pesquisa

Arquitetura Extensível[editar]

Essa arquitetura encoraja a criação de um software modular, ou seja, a criação de módulos específicos para cada função diminuindo o acoplamento, aumentando a coesão e definindo bem as responsabilidades de cada módulo.

Uma das grandes vantagens em se criar uma aplicação com arquitetura extensível através de plugins, é o fato de o desenvolvedor criarem novas funcionalidades sem nem mesmo ter acesso ao código fonte do software, apenas é necessário somente a API [1] que é fornecida pelo fabricante do software.

Quando houver a necessidade de alterar o código de um software extensível através de plugins, os testes dos plugins são executados para verificar se as mudanças não afetaram seu funcionamento.

Referências[editar]

  1. Acrônimo Application Programming Interface, que são padrões definidos por um software para utilização de seus recursos sem a necessidade de entrar na implementação do código fonte do software. Maiores informações em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_de_programa%C3%A7%C3%A3o_de_aplica%C3%A7%C3%B5es